O Facebook implantou, em 2014, a possibilidade de se criar postagens pagas utilizando vídeos — funcionalidade chamada Facebook Video Ads — e abriu aí um enorme leque de opções para que as empresas inovassem em suas estratégias de marketing e vendas em rede social.

Mais de 3 bilhões de vídeos são vistos diariamente no Facebook, algo como se cada um dos brasileiros assistissem todos os dias a 15 vídeos apenas nesta plataforma. Impressionante, não é mesmo? Pois hoje vamos apresentar 8 ótimos motivos para investir em Facebook Video Ads e garantir resultados dentro dessa enorme fatia de audiência! Então confira:

1. Vídeos são mais compartilhados no Facebook

A linha do tempo do Facebook é abastecida pelas interações dos usuários e pelo compartilhamento de conteúdo de que as pessoas gostam. Ora, segundo um relatório da Brafton Media, redes sociais e ads em formato de vídeo foram feitos um para o outro por duas razões básicas: pessoas adoram assistir a vídeos on-line e compartilham coisas de que gostam. Isso explica por que, segundo pesquisa do Reel SEO, anúncios com vídeo têm 43% mais compartilhamentos. Simples assim.

Quando a mensagem certa é passada para o público, que, aí, identifica-se com o conteúdo, sua tendência básica é interagir. E o ato de compartilhar, nunca é demais lembrar, é uma das armas mais poderosas para qualquer campanha digital, uma vez que isso significa um alcance gratuito e de qualidade a círculos aos quais você não teria acesso. Um processo de viralização, mesmo incipiente, pode alavancar o marketing de uma empresa ou mesmo determinar um divisor de águas em sua operação.

2. Excelente customização de audiência

A segmentação, assim como nos anúncios sem vídeo, é uma ferramenta extremamente valiosa para o sucesso de uma campanha no Facebook. Nesta rede social o usuário precisa estar logado para acessar qualquer funcionalidade e quase sempre possui um vasto cadastro com suas informações, gostos, lugares que frequenta e por ai vai. Dessa maneira, é possível especificar com quem você deseja se conectar — determinando sexo, idade, localização, interesse, se possui empresa, determinados comportamentos na rede, dentre muitas, muitas outras características. E assim você direciona conteúdo para quem realmente interessa.

Quando sua marca conversa com pessoas dentro de um público bem definido, poderá atingir sua audiência em cheio e, você sabe, vídeos que atraem a atenção e geram engajamento das pessoas certas é tudo que uma empresa pode querer.

3. Vídeos atingem pessoas no nível emocional

Um relatório da Brafton Media mostrou que usuários passam 2.5 vezes mais tempo vendo vídeos que são relevantes para eles em um nível pessoal do que agindo de qualquer outra maneira on-line. Além disso, é conhecimento recorrente que decidimos a maior parte das compras de maneira intuitiva e apenas depois disso buscamos argumentos racionais para justificá-la. Ora, eis a receita para o sucesso.

Com vídeos você é capaz de atingir seu público em um nível emocional de tal forma que apenas o formato audiovisual torna possível, algo a que estamos bem acostumados ao assistir a filmes que nos emocionam ou mesmo a uma propaganda de TV bem feita. Ao contrário de imagens estáticas ou textos, o vídeo contamina, emociona, conecta a pessoa à mensagem – e assim potencializa grandes resultados para as campanhas.
Motivos para investir em Facebook Ads

4. Você pode abusar da criatividade

Como você está na internet e falando diretamente para seu público, ganha um nível superior de liberdade para fazer vídeos criativos e que chamam mais a atenção.

Conte uma história que desperte gatilhos mentais e crie empatia para trazer o target para perto da marca. Fale francamente sobre a sua solução, sobre os problemas que você quer resolver. Tenha uma conversa íntima, com uma linguagem própria da sua audiência. Enfim, crie uma conexão que resulte em engajamento sem amarras.
Motivos para investir em Facebook Ads

5. Você vai vender mais com campanha em vídeo

Segundo o One Marketing Midia, dentre pessoas que procuraram por um produto e assistiram a um vídeo sobre ele, 44% acabaram comprando, chegando a um resultado final nas vendas quase 90% superior. Tal é o poder dos vídeos on-line.

Uma constatação também comprovada pelo Internet Retailer, que afirma que 66% dos usuários que viram vídeos do produto durante seu processo de decisão de compra assistiram-no mais de uma vez e, no fim das contas, optaram pelo produtor do vídeo.

Como você pode perceber, a publicidade em vídeo se tornou uma ferramenta essencial em qualquer mix inteligente de estratégia de marketing e vendas, e o Facebook vem a calhar com suas características próprias.
Motivos para investir em Facebook Ads

6. O mercado já usa Facebook Video Ads

O site Reel SEO realizou uma pesquisa no início de 2015 com grandes agências, marcas e veículos americanos sobre estratégias e objetivos em campanhas de marketing digital. 87% dos respondentes disseram que pretendiam investir grande parte de seus orçamentos em Facebook Video Ads. E você, vai ficar para trás?
Motivos para investir em Facebook Ads

7. Você determina quanto quer gastar

Controlar seu orçamento permite que os gastos não ultrapassem quanto você tem disponível para investir em suas campanhas. Com o Facebook Video Ads é possível determinar exatamente quanto você deseja gastar e realizar correções de rota on the fly, ou seja, durante a campanha.

Além do benefício em si do controle de gastos há também a possibilidade de fazer testes A/B, descobrindo qual versão do anúncio tem uma melhor performance. Dessa forma você, além de economizar, pode direcionar o investimento para a alternativa mais bem aceita.
Motivos para investir em Facebook Ads

8. Os 3 segundos do autoplay

Já abordamos aqui vários aspectos relacionados à interação, ao storytelling, à empatia e à conexão com o público. Mas uma das ferramentas mais interessantes para a campanha de Facebook Video Ads é simplesmente o autoplay.

Por padrão, os vídeos automaticamente iniciam assim que aparecem para o usuário durante a rolagem, tanto no desktop quanto na versão mobile. Dessa forma, o contato com seu anúncio é inevitável e você tem oportunidade de capturar a atenção da sua audiência, aumentando os resultados de cada exibição.

O tempo médio que um usuário leva para passar entre uma postagem e outra é de 3 segundos, ou seja, esse é o intervalo em que a pessoa entra em contato com o vídeo antes de decidir se vai assisti-lo ou não. Esse tempo também é a base de medida para o Facebook contar visualizações. Fique atento!
A tendência de crescimento dos anúncios em vídeo na internet é muito grande, com a projeção do mercado atingindo números extraordinários, e o Facebook é um dos principais players. Em breve falaremos do Youtube Ads, e se você ainda não assinou nossa Newsletter, deixe seu email ali em cima na coluna da direita e não perca mais as novidades!
Quer criar uma campanha de vídeo para o Facebook? Fale conosco! Aproveite para curtir, compartilhar e comentar nosso post. Participe!